31.1.20

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 31-01-2020

Em Palma há duas respostas imediatas às indecisões alimentares: o Mini-restaurante (sic) Júlio e o 7 Machos. Hoje optei por este: não me apetece comer à mesa com garfo e faca e vinho e comida maiorquina e criada malcriada e tudo. O 7 Machos é a deslocalização ideal: comida mexicana perfeita (a melhor a leste de Greenwich, já aqui o disse muitas vezes), dona sueca, empregadas sabe-se lá de onde mas sempre lindas e simpáticas, Margaritas impecáveis e uma escolha de tequilas capaz de fazer um mexicano sonhar com ladrões.

Desenraizado. Isto define um gajo? «Desculpa, meu amor, sou um desenraizado.» Isto pegaria? «Sou um nómada, mas quero sedentarizar-me, prometo-te. Amo-te.»

Tretas. Balivernes. Bullshit. Tanga. Ninguém sabe escrever sobre si próprio, sob pena de cair naquele julgamento lapidar de Borges: «Todos acabamos por nos parecer com a imagem que os outros fazem de nós.»

.........
Quesadilla de ternera. Falta-me uma Mole de pollo e sobra-me Tequila. Boa troca. A quesadilla estava óptima, a empregada bonita e a Margarita excelente. Não vejo muito de que me queixar, que maçada. Comi ao balcão, como sempre ali.

..........
Desenraizado? Claro que define um homem.  Tanto como a terra de onde vem. «Les imbéciles heureux qui sont nés quelque part» são enraizados, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.