Segui o conselho do primeiro chauffeur de táxi e confirmei a opinião do segundo: o restaurante Carboneras 27 tem um excelente prato de rabo de boi e em La Linea todos os restaurantes são bons. Na verdade, estou muito longe de conhecer todos, mas todos os que conheço são bons.
........
No mar, ao largo do cabo de Santa Maria, 11-10-2025
A esteira confunde-se com o reflexo do Sol no mar, como se a viagem tivesse começado na estrela e não em Andratx.
A esteira confunde-se com o reflexo do Sol no mar, como se a viagem tivesse começado na estrela e não em Andratx.
Daqui a pouco a confusão passa. O Sol e o seu reflexo no mar irão para sul e eu continuarei para Noroeste. O mais provável é ter de passar a noite em Lagos, coisa que me chateia um bocadinho porque não me apetece nada parar; e me alegra porque é só uma noite (até ver) e podia ser muito pior.
Se não estivesse ensombrado pela aldrabice dos sicilianos este transporte teria sido um sonho. Venho desde Gibraltar com vento pela popa. Até lá houve muito motor, é certo, mas quase não tive vento ponteiro; a tripulação é do melhor; o bote, por detestável que seja, está em bom estado. Há que ser justo: não é detestável. É só um tipo de embarcação que não faz o meu género. É uma pequena residência secundária, bastante confortável no porto ou fundeada mas pouco prática no mar. Anda bem (ou não fosse francesa). Mais verdade ainda: que ne importa o bote se tenho o mar, este calor que sobe pouco a pouco com o Sol, o ruído da esteira, o céu limpo de merecer um zero na escala de nebulosidade? Já comecei a despir a roupa da noite e vou continuar a troca. Noite pelo dia, a Lua pelo Sol, o cinzento claro pelo azul escuro, calças, camisa de mangas compridas e meias por uns calções e um pólo, gorro por chapéu, óculos escuros, noite formidável por dia formidável.
Vento ENE força quatro, o M. V. A fazer seis nós, mar de pequena vaga, a costa algarvia à vista, Lagos a menos de quarenta milhas. (Não me apetece nada parar. Que bom seria se isto continuasse assim esta noite. Nada a fazer, meu caro. Vai entrar norte. Só uma noite. Não penses nisso. Não penses nos sicilianos. Deixa o Sol e o mar injectarem-te aquelas vitaminas que só eles têm e que apagam todas as outras.)
(Cont.)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.