21.4.12

Amo-te, ou coisas verdadeiramente importantes

Fui googlar a expressão Amo-te, porque não queria falar dos dois whiskies que bebi assim que o whisky bar abriu, há mais de seis meses que não bebia um whisky - enfim, não é verdade, mas é quase - e souberam-me melhor do que me saberá a ginginha Sem Rival quando chegar a Lisboa, se um dia chegar.

Os resultados não foram grande coisa: um blog cuja epígrafe fala de nuvens e de problemas de identidade, um glossário (este tem uma certa utilidade, reconheço; mas não para mim, que sei dizer amo-te em todas as línguas de que necessito, por acaso agora uma só e - Deus é grande - a minha), outro blog; abandonei a pesquisa ao terceiro resultado, talvez quarto - havia um blog religioso que deu a versão latina, sem o hífen.

Acresce que preciso realmente de cortar o cabelo, o corte da Zélia, ou Hélia, não me lembro, vai para sete meses, não há penteado que resista.

Daqui a pouco vou jantar. Hoje à tarde pensei que ando a brincar aos barquinhos no recreio de uma creche; reconheço que é injusto. Quero dizer: ando, mas não há tanto tempo como pensei hoje à tarde. É só desde há uma semana ou duas, quando um dos armadores fez uma birra e fiquei sem dinheiro e hoje estou de novo sem dinheiro porque o mesmo armador se esqueceu de me pagar. Segunda-feira o filme continua, o recreio e os barquinhos são poucos dias.

Como havia Amo Te lembrei-me de Teresa de Ávila:

"La vida es una mala noche en una mala posada."
"Vivir la vida de tal suerte que viva quede en la muerte."
"No son buenos los extremos aunque sea en la virtud."
"It is foolish to think that we will enter heaven without entering into ourselves."

A minha favorita é a última, claro.

A dos extremos fez-me pensar em Blake:

"You never know what is enough unless you know what is more than enough."
"Exuberance is beauty."
"Always be ready to speak your mind, and a base man will avoid you."
"The tigers of wrath are wiser than the horses of instruction."
"He who desires, but acts not, breeds pestilence."

Antigamente não tinha muita paciência para místicos, mas agora não só tenho como até gosto. Porque não corro o risco de me tornar num, suponho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.