21.4.15

Diário de Bordos - Red Frog Marina, Bocas del Toro, Panamá, 21-04-2015

O Palmar agora tem comida. E boa, consequência da passagem do Joe. Está muito melhor. E ainda mais estaria não fosse uma execrável gambiarra, daquelas que mudam de cor, por baixo do balcão. Não faz lá nada, palerma.

........
Não me posso queixar do excesso de trabalho: tenho mais tempo e tripulação do que coisas a fazer. Nem do armador: simpático, educado, inteligente e sabedor. Não é todos os dias que se tem uma mistura destas. (Tive-a no D. H., por sinal um inglês também).

De maneira não faço: vou fazendo. O ambiente a bordo é óptimo, as coisas vão-se fazendo, e os fins de tarde são passads no Palmar, com ou sem gambiarra.

O mau gosto e a parolice têm muita força, mas não a têm toda.

........
Pouco a pouco, com uma surpresa a cada passo, vou amando o Panamá. Isto é: vou querendo amá-lo, conhecê-lo (por esta ordem. É assim que as coisas se passam).

Aquilo de que antigamente não gostava aparece-me agora como um simples conjunto de características com as quais é facílimo conviver (agora. Um dia amá-las-ei).

O mundo é um espelho: olhamo-lo e vemos o que somos. Ou melhor: como estamos.

........
Um 57' vazio (a tripulação foi comer a terra com amigos); o sopro da ventoinha chega-me fraco, longinquo; Hildegarde von Bingen explica-me, uma vez mais, que toda a surpresa tem uma gratidão e que a felicidade é a maior e a mais frágil de todas as surpresas.

O jantar estava assim assim: carne picada que refoguei com muita cebola e gengibre em óleo de palma e azeite, e à qual misturei feijão preto e frijoles refritos. Tudo isto em montanhas de especiarias: culantro seco (uma espécie de coentros mais mais intenso), cominhos, paprika.

Continuava a faltar qualquer coisa, um sabor. Fritei umas tiras de bacon e esmifrei-as lá para dentro. Ainda não sei como ficou, após esta adição. A ver.

........
O W. está praticamente limpo e arrumado; o mastro grande está limpo; amanhã é a vez da mezena, e de envergar os panos: genoa, estai, grande e mezena. O paiol está quase arrumado; tudo está quase pronto.

Excepto eu: estou muito mais do que pronto.

........
Quem acusa os portugueses de serem parolos (são alguns, às vezes. Não todos sempre) devia ver um saloio americano.

Confesso que parolo por parolo prefiro os meus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.