2.8.16

Diário de Bordos - Cartagena, Murcia, Espanha, 02-08-2016

Esta coisa do wifi tem que se lhe diga. Fia mais fino, por assim dizer: não basta tê-lo; é preciso que funcione e chegue ao sítio onde queremos sentar-nos.

Felizmente no café La Taona todas as condições estão preenchidas, desde que o utilizador do sistema não se queira sentar na esplanada - não quero - e tenha um computador que não amue - não tenho. O meu wifi (meu por oposição ao do café) faz regularmente birras e deixa de funcionar sem quê nem porquê.

Que se lixe o wifi, para dizer a verdade. É um não-problema, um problema de homem branco, o que quiserem. Por mim, estou-me nas tintas. Escrevo, copio para Word, reinicio o computador as vezes que forem necessárias (às vezes são muitas) e ecco, o Don Vivo continua, o Facebook não escapa, o Youtube debita (não é frequente, mas enfim. Seria triste reconhecer em público que tenho poucos mails, ninguém me escreve, como se eu fosse um coronel à espera de carcanhol.

Não sou coronel).

.........
De que Cartagena falas?, pergunta-me quem vem de outros hemisférios. Da que um dia atravessei a correr e não daquela em que passava os dias sentado a beber café e a ler Gabriel Garcia Marquez. Tenho duas Cartagenas e gosto de ambas, se bem prefira o nome de uma delas: Cartagena de Indias é um erro sublime e faz sonhar como todos os erros sublimes.

Percorri uma e deixei que a outra me percorresse, mero num navio afundado, demasiado grande para sair do camarote onde entrou ainda novo. Ou uma versão nómada do Nero Wolfe, imagem aliciante s'il en est.

.........
Amanhã largamos cedo; trata-se de avançar o mais possível. Quinta-feira o tempo não vai estar grande coisa.

I wish you were here é uma grande canção, não é?

"So, so you think you can tell
Heaven from Hell,
Blue skys from pain.
Can you tell a green field
From a cold steel rail?
A smile from a veil?
Do you think you can tell?"

..........
O café La Taona tem inúmeras vantagens. As tapas são a excepção: a única que se safa é a tortilla. Felizmente está ao nível da que aprendi a fazer há uns anos e é difícil de igualar. Esta não anda nada longe (não é difícil: basta confitar as batatas em vez de as fritar e não deixar secar demasiado os ovos).

Mas as vantagens compensam: é bonito, está vazio e fica entre a Filmoteca de Cartagena, que lhe dá uma clientela (pelo menos quando a há) vagamente intelectual, diferente da que polui o resto da rua e um palácio de que só entrevi uma sala mas deve ser lindo.

Enfim, sou injusto. Poluir é uma deturpação quase involuntária de povoar. Escreve-se por sons, não é?

.........
Há mais no café La Taona do que aquilo que se vê, mas agora é tarde para desenvolver isto tudo. Fica para depois, como a morte ou a loucura (de que a história do palácio ao lado está cheia).

........
Livro de Lugares? Cada coisa tem o seu lugar, cada lugar a sua coisa. Cartagena seria o cenário dos amores.

No plural: os que sabemos e os que ignoramos.

.........
As religiões têm humor? Com excepção do Zen e do politeísmo grego (não deve ser o único) penso que não. Se tiverem não são religiões.

O cepticismo é de direita, a crença de esquerda? Tópico a desenvolver quando tiver acabado o sabão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.