9.12.18

Bloco-notas

O liberalismo perdeu a batalha da comunicação por duas razões:

- Primo, é fundamentalmente avesso ao proselitismo. Acredita que a variedade de opiniões e pontos de vista é um bem, no direito ao erro, na ideia de que é preferível um erro escolhido a uma verdade imposta.

- Secundo, concentrou a sua crítica ao marxismo e à esquerda na liberdade, nunca fazendo passar a mensagem de que a liberdade é um meio (essencial, mas um meio) para um fim que é o bem-estar e a prosperidade das pessoas. Sem liberdade individual não há prosperidade colectiva, mas os liberais focaram-se apenas no primeiro lado da equação e deixaram à esquerda o monopólio do bem colectivo.

..........
Uma vez conquistada a maioria dos seus objectivos, a esquerda voltou-se para as minorias. Infelizmente muitas minorias não fazem uma maioria. É preciso encontrar cada vez mais minorias (o que começou como LGB já vai em metade das letras do alfabeto e não vai de certeza ficar por aí). As minorias agora incluem os animais, não tarda as árvores (que se votassem estariam em maioria, daí a ansiedade).

Por outro lado, uma vez instalada no poder, a esquerda - imbuida que estava da sua superioridade moral e da bondade intrínseca dos seus objectivos - permitiu uma série de derivas: corrupção, rendas de situação, desprezo pelo Estado de Direito.

Agora admira-se com as revoltas das maiorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.