20.6.19

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 20-06-2019 / II

É preciso começar por dizer tantas coisas que um gajo perde-se nos meandros dos começos. Talvez a primeira seja: percebo perfeitamente as razões da marina. O P. entrou ali para ficar dois dias, depois uma semana, depois um mês, depois dois meses e está lá há mais de um ano. Isso eu percebo. O director / gerente / seja o que for da marina chegou a um ponto em que diz "eu quero ver estes gajos fora daqui, ponto final parágrafo". Até aqui, tudo bem.

Onde tudo deixa de ir bem é na má-educação do senhor e - muito pior - na sua falta de profissionalismo. São duas coisas que não perdoo, não aceito, não quero aceitar. Se em vez de me chatear no cais o homem tivesse escrito um e-mail o P. estaria noutra marina há muito tempo. Se ele tivesse sido educado comigo - admitidamente difícil para um gajo que vem do exército - idem. Assim, vai averbar uma vitória muito pírrica: amanhã vou-me embora nos termos que eu defini e não ele.

(E se Deus quiser vai ver o pagamento de Junho no cu de Juno, mas isso é outra história. A questão é: esperemos até amanhã, porque só conta quando está lá fora, contrariamente ao que dizem futebolistas, pornógrafos e banqueiros, para quem só conta quando está lá dentro. A falta de educação paga-se, a de profissionalismo ainda mais.)

Na verdade tenho tudo pronto para sair amanhã: o mecânico, um semi-rígido para nos acompanhar, bombas de fundo testadas e a funcionar, baldes, lugar na marina à chegada. Tenho um marinheiro competente e um mecânico igualmente. Tenho um bote que me parece ok na generalidade. Tenho - sobretudo - uma vontade, difícil de quantificar, de mostrar àquele palerma que é um palerma, coitado, por muita dificuldade que ele tenha em aperceber-se disso.

(Elocubrações não custam nada, pois não? Mas é o que está em cima da mesa. Domani vediamo, signori. É com este status quo que me vou deitar; não tenho a certeza de que seja o melhor companheiro de cama. Pessoalmente preferiria outra companhia na cama mas isto é o que se arranja.)

..........
Ou seja: se amanhã estiver em Santa Ponsa a minha derrota foi muito parcial; se não estiver, é preciso ir a meças.

..........
Hoje fui beber uma cerveja (enfim, uma unidade de cervejas) ao Café España; depois fui jantar ao Ca na Cinchilla, um Pa amb Boli que ali é dos melhores de Palma. Em ambos os casos fiquei na esplanada, a ver passar a cidade.

As cidades: estão a duzentos metros um do outro e a pelo menos três andares no elevador social.

........
(Tenho de confessar uma coisa: não sei se a minha euforia de agora me vem da ideia de que amanhã estarei na água. É possível).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.