5.5.23

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 05-05-2023

Desde que cheguei a Palma - creio que em 2011 - tenho vivido nas redondezas do Mercat de l'Olivar (salvas raras excepções e considerando o RCNP «redondezas»). Para quem não gosta de supermercados o Mercat era o supermercat, o mercado. Durante a pandemia o Mercat foi o meu refúgio, o meu porto de abrigo, pelo menos enquanto se lá podia ir sem ter de usar máscara. E depois também, mas deixemos isso para depois. Ou seja: tenho assistido à sua evolução.

[Entracto. O dilema do conservador é terrível: a mudança não traz nada de bom e a permanência ou é pior ainda ou só perpetua o que é mau.]

Palma tem três mercados principais: um é puramente local / mediterrânico / magrebino (Pere Garau), outro é puramente turístico / desinteressante ( Santa Catalina) e outro é uma mistura dos dois (adivinharam). Neste último, a proporção de maiorquinos e de visitantes, para não utilisar palavrões, tem vindo a mudar. E os preços, claro, acompanham a mudança. Apesar de tudo. continua a ser um dos meus poisos favoritos em Palma e sê-lo-á muito tempo, aposto. A mistura turismo e pandemia é uma Panzerdivision a toda a força, imbatível e o tempo é outra, ainda mais imbatível e ainda mais Panzer. Passemo-lo em revista: o Lucca continua a fazer o melhor tiramisu da galáxia, tem uma grappa de cair para o lado (de prazer, não de intoxicação) e - ele há milagres - ainda tinha guardada a garrafa de limoncello que lhe encomendei o ano passado. É a mulher dele que o faz. O meu léxico de superlativos é insuficiente para o adjectivar, portanto ficamos por aqui. O Cristian está na mesma, o Maños - desde que o Aurélio saiu, na verdade - está pior (demasiadas galinhas sem galo. Os homens e as mulheres são complementares e um sem o outro fica desequilibrado), o Xisco fantástico, como sempre. Feitas as contas, o saldo é bastante positivo. Viva o conservadorismo! 

........
Encontrei finalmente uma saída para o impasse em que estava com o P. Já só preciso de encontrar mais meia dúzia delas para os outros impasses, mas isto devagar vai.

........
Este fim-de-semana vai chover e resfriar, mas hoje o tempo está lindo e Palma com ele. Deixo aqui uma declaração de amor a esta cidade, assim memso pública e impúdica, gritada do alto do meu teclado. Amo-te, Palma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.