15.5.23

Diário de Bordos - Port-Saint-Louis-du-Rhône, Camargue, França, 15-05-2023

Ao contrário do que o C. M. me disse (e eu intuía), Port-Saint-Louis-du-Rhône não é um buraco. É um abismo. Tive sorte no hotel, ao menos isso: pelo mesmo montante que o de Marselha aqui tenho direito a um quarto grande, limpo (não precisei de pedir uma esfregona - que não havia - nem de limpar os pelos da barba do hóspede precedente), bonito e bem arranjado. Cada vez tenho menos disponibilidade para espeluncas. Deve ser da idade, suponho. Ou de outra coisa que não sei nomear. Ou ainda de outra que sei: falta de paciência. Seja o que for: este quarto é bom e o hotel restaurante La Plage é um havre em Port-Saint-Louis-du-Rhône, um abismo de néant e mediocridade (com a possível excepção até agora da Pizzeria de la Tour - aonde, aqui entre nós seja dito, se come melhor do que no restaurante do hotel. O qual, por outro lafo, tem a vantagem de ser mais bonito, coisa de que ando sequioso, estes dias).

........
"Vento, tanto vento. / Há só vento no meu país." Bom, isto não é o meu país (apesar de ser a minha língua favorita, mas isso é outra história). Mistral a vinte e cinco, trinta nós. Em terra, este vento cansa-me, irrita-me.  Aliás, quase preferiria tê-lo no mar. Ali estaria de certeza ocupado e talvez preocupado. Em terra só estou chateado.

........
O A. foi uma decepção. Não estava à espera de encontrar grande coisa. Está ainda pior. Tenho pena dos senhores, um casal de velhotes canadianos que passou uns anos maravilhosos no barco a navegar pelo Mediterrâneo. Como muitos, pensam que isso valoriza o bote, puseram-no à venda a um preço absurdo, o barco foi para seco, onde está há cinco anos. O resultado está à vista: um barco que começou no mercado a oitenta mil euros não vale mais de dez mil.

........
Resultado: três dias perdidos num buraco. E há quem pense que esta vida é um glamour infinito.

(ADENDA: há um Sélection à venda. Amanhã ligo ao proprietário. Pelo menos não terei perdido tudo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.