16.7.23

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 16-07-2023

O Sa Ronda é um daqueles restaurantes aos quais chamo "resistentes".  Estão em zonas da moda mas não vendem pokes-wokes-yokes, fusion-gourmet-brunch, etc. Venho aqui muito de vez em quando porque está sempre cheio - suponho que enche quando abre as portas e só fica vazio quando as fecha. Gosto dos mexilhões e do sorriso da empregada, uma espécie de sorriso com pernas e com um nariz à Cleópatra do Astérix. O dono é maiorquino, aposto e a casa fica pertinho do clube. Para cima pedalo, para baixo deixo-me levar embalado no vinho branco, nas hierbas secas e no supra-mencionado sorriso. De vez em quando lá aparece um estrangeiro, mas a língua que se ouve é o espanhol (as empregadas não falam o dialecto local, claro).

O meu eco-sistema palmitano levou alguns anos a construir, mas agora está consolidado.

Ou seja: está na hora de me ir embora. Não nos devemos atardar lá aonde os nossos trajectos não têm dúvidas. 

.........
Acordo da sesta mais cansado do que antes dela. Sinal seguro de uma de três coisas:
a) A sesta foi demasiado longa;
b) Foi demasiado curta;
c) Foi da duração habitual e o cansaço não tem nada a ver com a duração da sesta.

Intuitivamente opto pela c) e tento atribuir o cansaço pós-sesteada a causas externas. Por exemplo, o meu cansaço generalizado. Nada funciona. Limito-me a pedalar vagarosa e pesadamente, a sonhar com regressar já ao camarote e a resistir a essa tentação porque não quero acordar às duas da manhã. Em Quelimane houve um ano em que saí de casa às cinco da madrugada (ali já o Sol nascia) para ir para as festas de Carnaval, que então se prolongavam até às seis ou sete. Porém aqui não há grande coisa aberta de madrugada e se houvesse faltar-me-iam cinquenta e dois anos a menos...

........
Saí de bordo sabendo que tinha de fazer trajectos curtos. A minha bicicleta é de peso variável: às vezes pesa duas toneladas, outras é ligeira como alguns risos. Hoje está nos dias pesados: parei no Enco para um afogatto, fui ao Jardim da Rainha, aonde já não entrava há alguns anos e acabo finalmente no Al Punt, refúgio das tardes de domingo. Infelizmente o ar condicionado está fracote - o que se compreende porque a sala está vazia. Volta, Chinchilla. A falta que nos fazes (também fechava aos domingos, mas isto não é um texto do realismo italiano dos anos sessenta). 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.