27.6.24

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 27-06-2024 / II

«Vastas emoções e pensamentos imperfeitos»

O dilema é antigo e não está perto de se resolver: saio do Claudio e vou ao Antiquari ou ao Jaume? Questão de distâncias relativas: o Antiquari deixa-me a maior parte do caminho por fazer; o Jaume está mais perto do barco. Questão de runs: o Antiquari tem Flor de Caña a cinco, quase seis, o Jaume tem Santissima Trinidad a seis e cinquenta. Questão de ambiente: não há diferença entre os dois. 

Como todos os verdadeiros dilemas, este resolve-se sozinho: começo por parar no Antiquari e depois deixo a burra decidir se quer parar no outro. Geralmente quer, mas nem sempre. Hoje tenho duas forças contraditórias e será interessante ver a qual delas a burra é mais sensível: uma boa gorjeta no bolso e um cansaço que nem para me engrossar serve.

A BH Glasgow Vintage é uma besta cheia de empatia. Confio nela sem hesitar. Ela que decida. Desde que não queira ir ao Moltabarra ou ao Bar Flexa, tudo bem. Há sempre a possibilidade de uma paragem súbita na Cantina, querida. 

.........
Isto tudo para servir de preâmbulo: fui ao Claudio comer o inevitável gelado pós-prandial. O homem faz os melhores gelados que já comi nas vidas todas que vivi até hoje. Notem que não digo «Os melhores gelados do mundo (pelo menos desta vez». São simplesmente os melhores gelados que já comi na vida. Nas vidas. Hoje experimentei Melissa de Mallorca con chocolate negro

.........
Minuto, como no basket: indicador direito a apontar para cima, tapado pela palma da mão esquerda na horizontal. Uma das pequenas que está ao meu lado (estava. Foi-se) «tem pernas até às orelhas» perfeitas e isto merece uma nota de aprovação).

.........
Não sei o que é melissa mas sei que é tão bom ao palato como as pernas da sueca (?) à vista.

.........
Bom, regressemos às coisas sérias: o cansaço. Aonde vou parar quando sair daqui (Antiquari)? O Flor de Caña é equivalente ao Santissima Trinidad? Tudo questões que me atormentam. Já não me sinto demasiado cansado para me engrossar mas ainda não tenho vontade de me engrossar. Na guerra chama-se a isto Terra de Ninguém. Ir à Bodega Bellver seria um compromisso. Não tem rum mas tem hierbas.

.........
É impossível para um céptico discutir com um crente. Tomado no sentido estricto, esta proposição passa facilmente. O problema é que alastra sem fim e todos somos os cépticos de qualquer crença. O diálogo torna-se inviável, se a respeitarmos.

.........
ADENDA: O nível estético do mulherio no Antiquari sobe vertiginosamente. Já o indicador «namorabilidade» desce no mesmo ritmo. Tenho de rever os meus critérios, sem dúvida.

........ 
Paro no Jaume com uma imperial, um rum Santissima Trinidad e uma tapa de patatas bravas.

O Jaume está cheio até aos galopes. Eu também, louvado seja Deus. Devia ter pedido gambas al ajillo. Paciência. Agora é tarde.

.........
O Jaume são dois Jaumes: o dono e o que faz o balcão. Este último também é uma simpatia, mas mede os runs ao mililitro. 

Conhecendo os dois lados de um bar, não posso deixar de o compreender e detestar. Detestar é demasiado forte. Compreender não. É o termo correcto. Malditas assimetrias!

.........
Para quem não sabia se conseguiria engrossar-se a noite está a correr bem.

A Bodega de Can Rigo resolve esses e outros dilemas. Por exemplo: chegaram as patatas bravas. São as melhores que comi, com a solitária excepção de umas que comi na Galiza faz agora alguns anos. (Demasiados, mas isso é outra história.)

.........
Tapas no Toni, no Joan e agora no Jaume. Toni: bar Santa Eulália, ou coisa que o valha. Joan: bar Rita. Jaume: Bodega de Can Rigo. Palma (e suponho que a Espanha em geral) é um desafio a qualquer marinheiro que se preze:  bom marinheiro pára em todos os portos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.