O PSD acusa o PS de favorecer uma empresa do grupo Mota-Engil com o prolongamento da concessão do terminal de contentores por mais 27 anos.
Nesta história do terminal de contentores de Alcântara há mil coisas mais de que acusar o Governo, e eu espero que o PSD se lembre delas todas. Pode começar já pela primeira: uma obra daquelas (a concessão vem em troca da ampliação do terminal) deve ser, no mínimo, sujeita a debate público, e não desta maneira insidiosa e com a estratégia de facto consumado que a APL está a seguir, com a conivência do governo.
A ler:
" O submundo de Lisboa
...A obra faraónica, de elevadíssimo custo, não faz qualquer sentido numa cidade que se pretende aproximar do rio. Quem conhece aquela zona fica aliás estupefacto com algumas das intenções apresentadas, como a de criar ligações ferroviárias subterrâneas nas proximidades do caneiro de Alcântara, entre outras aberrações. ... E o que diz a tudo isto o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, ou o justiceiro (ex-)BE Sá Fernandes? Zero. "
Uma das perguntas a fazer, por exemplo, é: a triplicação da área vai aguentar quanto tempo, ao ritmo actual de crescimento do tráfico de contentores? A maiora das pessoas pensa que será até 2042, pelo menos, que é quando acaba a concessão. É falso: ao ritmo actual de crescimento do tráfico de contentores, essa ampliação dura 15 ou 16 anos, não dura mais. E depois? Depois, será insuficiente, outra vez. Porque não começar já a pensar noutro local para o porto de contentores, se se decidir que Lisboa precisa de um?
Nesta história do terminal de contentores de Alcântara há mil coisas mais de que acusar o Governo, e eu espero que o PSD se lembre delas todas. Pode começar já pela primeira: uma obra daquelas (a concessão vem em troca da ampliação do terminal) deve ser, no mínimo, sujeita a debate público, e não desta maneira insidiosa e com a estratégia de facto consumado que a APL está a seguir, com a conivência do governo.
A ler:
" O submundo de Lisboa
...A obra faraónica, de elevadíssimo custo, não faz qualquer sentido numa cidade que se pretende aproximar do rio. Quem conhece aquela zona fica aliás estupefacto com algumas das intenções apresentadas, como a de criar ligações ferroviárias subterrâneas nas proximidades do caneiro de Alcântara, entre outras aberrações. ... E o que diz a tudo isto o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, ou o justiceiro (ex-)BE Sá Fernandes? Zero. "
Uma das perguntas a fazer, por exemplo, é: a triplicação da área vai aguentar quanto tempo, ao ritmo actual de crescimento do tráfico de contentores? A maiora das pessoas pensa que será até 2042, pelo menos, que é quando acaba a concessão. É falso: ao ritmo actual de crescimento do tráfico de contentores, essa ampliação dura 15 ou 16 anos, não dura mais. E depois? Depois, será insuficiente, outra vez. Porque não começar já a pensar noutro local para o porto de contentores, se se decidir que Lisboa precisa de um?
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Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.