21.11.08

Música de que eu gosto

Se bem percebi a ideia, trata-se de escolher um dos nossos músicos favoritos, e responder a 10 perguntas com títulos de canções dele (ou dela, claro, se fôr uma senhora).

A minha música favorita presta-se pouco a isso: jazz, música do medieval ao barroco, blues...; ainda por cima muitos dos meus discos não estão comigo. Poderia, claro, incluir o Leonard Cohen no desafio, mas isso seria a fuga pelo lado fácil. É exactamente o que vou fazer:

1) És homem ou mulher? "I'm your man"
2) Descreve-te: "Who by fire"
3) O que as pessoas acham de ti? "Sing another song, boys"
4) Como descreves o teu último relacionamento: "Hey, that's no way to say goodbye"
5) Descreve o estado actual da tua relação: "Avalanche"
6) Onde querias estar agora? "Chelsea Hotel"
7) O que pensas a respeito do amor? "Diamonds in the mine"
8) Como é a tua vida? "Tonight will be fine"
9) O que pedirias se pudesses ter só um desejo? "Dance me to the end of love"
10) Escreve uma frase sábia: "True love leaves no traces"

Agradeço à Luísa, a simpatia da escolha e a generosidade com que julga o Don Vivo. Se eu tivesse sido totalmente honesto, teria feito este exercício com uma mistura de Miles Davis, Keith Jarrett, Hildegard von Bingen, Carmina Burana, Gesualdo, Bach, Vivaldi, Marenzio, Johnny Cash, Rachamaninov (o das Vésperas, e poderia com ele ter respondido à primeira pergunta: "Blessed is the Man", um dos meus temas favoritos); teria incluido Mahler, da Segunda Sinfonia, a "Ressurreição"; um disco chamado "Music from the Court of King Janus at Nicosia", que é de uma beleza, de uma suavidade e profundidade só comparáveis à da Hildegard; teria incluido alguns temas de Salif Keita e da Bamako Railway Band; Jeanne Lee, claro - cito os nomes como me vêm à mente, na desordem total. Vejo que há pouco rock - é verdade, é uma música que não oiço muito. Mas os Pink Floyd, Jimi Hendrix, Nico deviam fazer parte da lista... Credo, como ordenar isto? Como ter esquecido Ornette Coleman? E John Lee Hooker, Lightnin' Hopkins ou T-Bone Walker? Frank Zappa? Um disco de Lou Reed chamado "Magic and Loss"?

A lista é longa e maçadora. Para minha grande surpresa, encontrei no Youtube muitos videos com música de Hildegarde von Bingen. Aqui lhe deixo uma peça da qual gosto muito. Diga-me o que pensa desta beleza tão tranquila, segura, profunda:

"Spiritus Sanctus"

4 comentários:

  1. Luís, para além do meu «descurado» catolicismo, gosto, às vezes, quando estou cansada ou desanimada, de entrar numa igreja – o estilo é importante, de preferência gótico ou barroco – e, naquele silêncio, que tem o som da música de Hildegarde von Bingen, parar de pensar por uns momentos. Acho que só nesse ambiente consigo fazê-lo, um pouco como se voltasse à minha primeiríssima infância.
    Acho muito interessantes as suas escolhas e a do ponto 3, divertidíssima. Mas não corresponde nada ao que pensamos. Keep on singing the same song, that’s the motto. :-)

    ResponderEliminar
  2. Também me acontece entrar em igrejas, nas situações que descreve e com o mesmo objectivo, Luísa. Agradeço-lhe a sugestão de "manter a canção"; devo dizer-lhe que é a minha resposta, quando me dizem para a mudar?

    ResponderEliminar
  3. Mais uma que faz esse curioso ritual de fuga: uma igreja (também no meu caso tem de ser bonita e solene) quando quero pensar, ou "não pensar". Não o faço com muita fé, porque não a tenho assim em quantidades industriais. Mas faz-me sempre bem estar num sítio que me inspira paz e me dá a sensação de segurança, nem que seja por uns momentos, e quase sempre saio de lá com um ânimo reforçado.

    Parabéns pela riqueza das escolhas musicais, Luís. E não deixe de cantar essa mesma canção, incómoda mas genuína... :-)

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto de me refugiar nas igrejas, para fechar os olhos e estar um pouco dentro de mim :-)

    Quanto ao post, gostei muito e fartei-me de rir com a 5.ª resposta: ena, ena!!!
    (risos abafados)

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.