19.9.18

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 19-09-2018

Das diversas desgraças de se viver em Palma há que dizer uma coisa: todos os dias se encontra uma nova e boa. Ou mais. Hoje, por exemplo, descobri um restaurante óptimo; e no caminho de casa que há não um mas dois restaurantes japoneses, abertos à hora a que regresso e ambos com um sake aceitável (é o mesmo). A minha experiência de sake é reduzida - fiz uma prova múltipla num dos melhores japoneses de San Francisco e dela só me lembro o suficiente para saber que pode ser transcendente e este não é -. Mas tão pouco é péssimo. Não chega, por exemplo, para me impedir de parar num dos dois e beber uma garrafinha de - ou para a -  desgraça.

........
O apartamento onde agora vivo - partilhado, devo dizer, com duas jovens, simpáticas e encantadoras senhoras - fica no quarto andar, tal como o anterior. A localização é diferente e é maior, mais amplo. Dá para uma avenida larga e concorrida. A sua característica principal, contudo, é o cheiro a esgoto da entrada. É um cheiro forte, mas felizmente só nos andares de baixo. Como o prédio não tem elevador a transição da zona de cheiro para a de ausência de cheiro faz-se devagar, o que é bom.

.........
Não ter elevador tem outra vantagem: um gajo pode atribuir, por exemplo, um sake a cada andar. Não serve para nada excepto eventualmente dar vontade de atribuir dois sakes a cada lance de escadas, tentação à qual se deve resistir.

.........
A minha irmã R. faz hoje sessenta anos, coisa que me traz inelutavelmente à memória que daqui a onze dias faço sessenta e um. A minha entrada na sexagenaridade foi ambígua: começou horrorosamente mal (enfim, sou injusto. Começou mal) e está a decorrer fantasticamente bem (exagero, claro). Tanta descida e subida valem mais um Sake, apesar de não ter mais andares para subir.

Só anos para descer.

........
Para além dos dois japoneses (de sushi, só) há um chinês. Será que tem Mei Kuei-Lu? Espero que não, ou acabo a viver num arranha-céus.

........
O trabalho no P. arrancou e agora sim, avança. Salvo grandes excepções para a semana está no seu elemento. Foi uma longa e cúrvea estrada, isso foi. Mas só a ideia de que não tarda estarei no mar transforma-a numa auto-estrada deserta como as do Alentejo, ao volante de uma viatura potente. (O P. é uma viatura potente, não tenham dúvidas).

........
Serviço Público - Restaurantes Palma de Mallorca:

Champañería, Bar, Fiambrería
A Toque de Queda (quer dizer "Recolher obrigatório", se por acaso)
Carrer de Can Cavalleria, 15 b
Tel.: +34 971 21 38 10 (a esplanada é pequeníssima e convém reservar).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.