26.7.21

Diário de Bordos - Palma, Malloca, Baleares, Espanha, 26-07-2021

Hoje lá tive a minha tourada no P.: um squall desenrolou parte da genoa e foi preciso arreá-la. O vento acabou quando a genoa estava em baixo, claro. Telefonaram-me do STP, o sítio onde eu gosto de ir para lhes ver as pernas, às belezas todas que andam com elas tapadas pelo mar. Fiquei cansado. Começo a ficar preocupado com a facilidade com que me canso. Em breve terei três semanas de back to back. Vamos ver como é que a carcaça reage. A carcaça e o que lhe está por cima, verdade seja dita, que este cansaço é como uma vaga de fundo, não se vê de onde vem nem para onde vai.

........
«L. talks very highly of you», diz-me P. E isto sem me ter visto agarrado à genoa como se cada golpe do pano me viesse directo à carne viva. O pessoal do STP veio pear o bote, uma cinta de cada lado, como se a senhora precisasse de ligas para se manter de pé. Precisa. Disse-lhes que sim e que quanto mais depressa melhor. Agora está em árvore seca, mas deixá-lo. Peado sempre fica melhor ele e eu mais descansado. Um dia lembrar-me-ei destes três anos e quase meio (agora) e perguntar-me-ei «Mas que raio fizeste tu?» «Tratei duma rapariga caprichosa, insolente, obstinada, pérfida...» «Porquê?» «Porque ela é linda e eu sensível à beleza» (a segunda oração desta frase vai de certeza levar muitas modificações, consoante os dias).

..........
Pensava que ja tinha aprendido a viver comigo, mas não. Ainda consigo irritar-me como mais nada nem ninguém consegue. De certa forma é uma sorte, mais uma: o inimigo interno é preferível aos outros todos, não é? É uma luta mais igual. Conhecemos-lhe a panóplia toda: a melancolia, a tristeza, a saudade, o desejo, a vontade de estarmos onde não estamos...

.........
Talvez este cansaço venha de fealdade. Isto é, de estar cansado da fealdade. Não sei. Acho que sou novo de mais para isso - ou insuficientemente velho, se preferirem. 

(Adenda: a humanidade que este vírus descobriu é feia, maldosa e cobarde.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.