10.9.22

Diário de Bordos - Calvi, Córsega, França, 10-09-2022

Força seis e sete à popa arrasada não é a situação mais confortável para se passar uma noite, sobretudo quando o camarada não sabe navegar. Chegámos a Calvi às duas da tarde, já com força oito. São dias destes que me fazem reposicionar o conceito de cansaço: pode ir sempre um pouco mais longe. 

........
D. desembarcou em Marselha. Foi a melhor ideia que teve, no meio de um monte delas. Teria sido necessário enchê-lo de comprimidos para dormir e fechá-lo num camarote. Ao princípio o mar ainda estava bastante regular, mas a partir das cinco começou a ficar cruzado. A depressão não se mexe há duzentos anos, começámos a receber mar de norte e a coisa ficou francamente chata. O bote tem trinta e um pés,  é pouco.

.........
F. queixa-se de que "ça bouge vraiment beaucoup".  Ben oui, F., sept dans le cul n'est pas de tout confort, penso mas não digo. O homem não é má pessoa, mas está longe de ser o meu cliente favorito desta época. Quando penso - é raro mas acontece  - vejo que não é a sua forretice que me incomoda. É outra coisa, talvez resumida no seu jantar solitário de hoje, a bordo, com a desculpa de que pensou que eu ia dormir seguido, sem acordar até amanhã. Nem sequer é ascetismo, é parcimónia. De tudo: dinheiro, prazer, gratidão (é mais uma incapacidade de expressão do que ingratidão.)

Enfim, a regra universal e perene do "que se lixe" aplica-se de novo, como sempre e a tudo. Quarta-feira volto para Palma, sábado começa outro charter e a mulher de calças brancas e camisola cor de rosa na mesa ao lado atrai toda a minha atenção. 

Esta sim, é uma teoria conspirativa da qual tenho provas: Deus (e quem O  substitui quando está de folga) criou mulheres assim para me envenenar o juízo. Como? Activando os mecanismos da teoria da selecção natural com que presenteou Darwin. Para quê? Para me chatear, toda a gente sabe. Tenho provas, apesar de agora não estar chateado, Deus nem sempre acerta e eu nem sempre sigo o guião.

.......
O século vinte acabou, a última apagou a luz et en avant pour le suivant. (Já tinha acabado, em dois mil e um em Nova Iorque, mas a senhora demorou a sair.)

........
Isto dito, a noite foi magnífica: a Lua quase cheia, céu limpo, o bote a andar bem, eu sozinho no poço. Venham muitas mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.