8.1.23

Diário de Bordos - Genebra, Suíça, 08-01-2023

Depois de uns dias de abatimento parece que a stamina voltou. Hoje avancei quase trinta ou quarenta páginas na edição da continuação do Avenida. Tem sido uma luta a subir, esta, coisa que Sun Tzu diz se deve evitar a todo o preço. Luto contra mim próprio e não percebo por que raio estou em baixo e em cima está a outra metade de mim. Devia ser ao contrário. 

Isto é retórica, claro. Sei muito bem de onde me cai este pedregulho que levo para todo o lado e me tolhe todos os movimentos, paralisa-me com algemas interiores, sufoca-me como se alguém me pusesse a cabeça debaixo de água e me impedisse de tirar. Uma amona, como lhe chamávamos quando éramos miúdos. Só que quem me faz isso tudo sou eu, Sísifo de mim.

Enfim, hoje não me queixo. O Sísifo conseguiu manter a pedra lá em cima, eu nem tive de lutar, sequer. O esforço não consumiu energia. Resta saber se fou uma aberta como um dia de sol no inverno de Genebra ou se é um Verão mediterrânico, inundado de luz. Veremos. Isto tem de ser um dia de cada vez, escada que se sobe degrau a degrau. Não vale a pena tentar apanhar o elevador: passa a vida avariado.

.........

Amanhã passamos o dia com o Leonardo, S. e eu. Vamos a Prangins, uma aldeola bonita a vinte quilómetros daqui. É um hábito da S. que decidiu consagrar todas as segundas-feiras ao neto. Eu vou de boleia. Ver se amanhã ainda tenho o fogo sagrado de hoje.

.........

Esta espera está a dar cabo de mim. Já as tive pior, bem sei. Mas quero que o pior se lixe. Assim já é mau que chegue. Sinto-me como aquelas rãs da história, que numa panela ao lume vão sendo cozidas sem darem por isso. Com a diferença óbvia de que eu dou e sinto a água a aquecer e tenho de me lembrar das lições de natação do passado e não parar e não me deixar afundar pelo calhau cá dentro.

........

O Guide V. O. está completamente parado. Creio que só vou conseguir avançar com aquilo quando estiver em Palma.

A minha vida gira em torno do P. Só não sei se ele é um sol se um buraco negro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.