9.1.26

Diário de Bordos - Aeroporto de Grand Case, Saint-Martin, DOM-TOM França, 09-01-2026

Hoje conheci Julio, chauffeur de táxi gipsy (táxis ilegais). Deveria dizer chauffeur surreal, se a palavra não estivesse tão gasta, tão polida pelo uso. Comecei a notar que havia alguma coisa de estranho nele esta manhã. Estava em Marigot e ia ao Lagoonies buscar as injecções. Não sabia aonde é o bar. Até aqui tudo bem. Mas para lhe explicar o caminho - extraordinariamente simples - tive de repetir as explicações vinte vezes. Depois trouxe-me a casa. Quatro dóleres em vez de trinta (outro gipsy) ou cinquenta (táxi normal) é tentador e reservei-o para me levar ao aeroporto de Grand Case. Passo bastantes pormenores e cerca de vinte mensagens (não é exagero): o homem não sabe ler cartas do Google Maps. Um chauffeur de táxi que não sabe ler uma carta é especial, reconheçamos. Finalmente lá consegui explicar-lhe aonde estava - por mera coincidência o mesmo sítio aonde me havia deixado de manhã, paguei-lhe vinte euros para me trazer em vez dos vinte e cinco que um táxi normal me levaria e vim o caminho todo a ouvi-lo desculpar-se a vários clientes: não os tinha encontrado. Passara, claro, pelos sítios acordados mas não os vira. Fez isto com pelo menos três clientes. Escusado é dizer que o homem vai sair da minha lista de contactos. Com alguma pena minha, reconheço.

........
Hoje despedi-me da empresa para a qual trabalho. Continuar teria sido prostituir-me, coisa para a qual tenho notoriamwente pouco jeito. É uma decisão que provavelmente me vai custar caro, mas enfim. Tentarei fazer um pouco de controle de danos.

.......
Cheguei demasiado cedo ao aeroporto, outra vez. Com o trânsito aqui nunca se sabe. A julgar pela sala de espera o avião estará cheio. Volta, Air Antilles, estás perdoada (a Air Antilles foi proibida de voar porque os aviões não estavam em condições. Agora só há a Air Caraïbes e os preços são alucinantes. o que não impede os aviões de andarem cheios. 

ADENDA 

Já não é suficiente chegar demasiado cedo ao aeroporto. É preciso que o avião esteja atrasado. Sem isso o ramalhete não ficafia completo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.