27.12.04

Jantar Improvisado - Galinha de Outono

Tudo começou com um refogado, e uma panela daquelas de fundo espesso: cebola, muito alho (hoje é dia de comer alho, não querem lá ver?) - alho que nem descascado fora, repare-se - umas quantas folhas de louro, presunto cortado aos cubos grandes e o respectivo courato, que azeite e manteiga foram em reduzida quantidade, um pimento encarnado, uns bocaditos de aipo (céléri-pomme, agradeço ajuda na tradução).

Em breve as coxas de galinha (foi o que o frigorífico dispensou, na sua grande generosidade) se juntaram ao preparado, já um pouco transpirado, de resto. Acabaram todos a alourar juntos, em alegre fraternização.

Para arrefecer os ardores, duas latas de tomate e uma boa porção dele concentrado, três cubos de caldo de galinha - teria preferido de legumes, mas, qué vaya, não estou numa mercearia - um pouco de vinho branco, água; o lume baixa de intensidade, a tampa da panela cobre-a quase por completo. Não com suficiente rapidez, contudo, para impedir a paprika, os grãos de pimenta preta, a noz moscada, um ramo de rosmaninho fresco e - Allah u Aqbar - um bom punhado de sálvia de ir alegrar o doce cozer de tudo o resto.

E lá cozer cozeu - uma boa hora, ou mais, a lume calmo. No fim, quase mesmo antes do fim, um pequeno ramo de coentros, frescos eles também, forçou o caminho ao encontro dos amigos. Dei-lhes dez minutos, penso, para trocarem impressões e os últimos gossips do frigorífico e dos armários de onde vinham.

Numa panela separada um arroz branco aconteceu; e no wok deram dois ou três pulos o resto do aipo, o resto da beterraba (que, não sendo parte de mais nada, se sentia excluída), o resto do pimento encarnado, já passado pelo forno e pelado, ele.

Acompanhados por um tinto suiço - sim, existe e alguns são tão bons como o sistema político do país. Neste caso, Humagne Rouge 2003, Celliers de Sion, Bibacchus (os rótulos não são muito claros, ao contrário do vinho lui-même, que tem pinta de clarete e é bom, equilibrado como tudo na Suiça, leve, saboroso) os conteúdos dos diferentes recipientes fizeram um jantar delicioso, a repetir, menos improvisado (e provavelmente menos bom).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.