27.10.08

Uma história africana

Há vinte e poucos anos um Ministro das Obras Públicas Nigeriano decidiu (provavelmente com algumas "ajudas" motivacionais, mas isso é outra história) que era preciso construir uma rede de auto-estradas na Nigéria. Fizeram-se os planos, calcularam-se as necessidades - e o Ministro encomendou o cimento necessário. Isto nada teria de excepcional se o nosso (salvo seja, deles) ministro não tivesse encomendado todo o cimento ao mesmo tempo. Todo. Simultaneamente. Chegaram assim ao porto de Lagos (o deles, não nosso) alguns milhões de toneladas de cimento.

É evidente que não havia instalações portuárias para escoar aquele cimento todo e a situação tornou-se absolutamente caótica: os navios chegavam a ficar dois, três anos (não é lapso - anos) à espera de vez para descarregar; quando chegavam ao cais o cimento tinha solidificado e era preciso parti-lo aos bocados, com aquelas infernais máquinas que se usam para as obras nas estradas e fazem um barulho arrepiante (claro que esse cimento depois não servia para nada se não para deitar fora); com a quantidade de navios que estavam à espera desenvolveu-se uma pirataria sofisticada, muito bem armada (os lucros eram garantidos). Outra consequência foi a subida do custo do frete - com metade da frota mundial de graneleiros imobilizada na Nigéria (e, claro, a receber demurrages absolutamente delirantes - esta é para um ou outro técnico que me leia), o preço do frete disparou para alturas astronómicas.

Quando se pensa nesta história, pensa-se sobretudo nas consequências - o porto congestionado; os navios fundeados eram tantos que parecia que uma cidade tinha nascido do mar; na marinha, ter estado em Lagos tornou-se quase um grau, e aqueles de entre nós que o podiam dizer adquiriam imediatamente estatuto de heróis.

1 comentário:

  1. A história é impressionante! E se não foi por estupidez, como diz, é ainda mais grave. Nem me atrevo a fazer paralelismos com o que se passa por cá...

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.