1.4.20

Contra o desperdício

Não gosto de desperdícios. O meu conflito com a irracionalidade vem daí: toda a gente tem um cérebro e salvo raras excepções todos o podem usar.

Não pensar, reagir irracionalmente é um crime de lesa-evolução. Isto não significa que todos devem pensar a mesma coisa, claro. Significa simplesmente que se deve pensar. Não seguir acefalamente tudo o que nos dizem, investigar, duvidar, aprender com quem sabe, partir sempre do princípio que "toda a gente" está muitas vezes enganada.

Não é ser do contra por ser do contra. É simplesmente não ser a favor por ser a favor. São duas atitudes diferentes. Não é não ir atrás do rebanho. É não ir atrás do rebanho sem pensar. Não ir atrás de ninguém, na verdade. Ver e ouvir antes de decidir. É para isso que temos um cérebro: para podermos decidir por nós próprios.

E para poder ver que nos enganámos. O erro faz parte da aprendizagem. Não continuar cegamente o caminho se a meio tudo indica que vamos na direcção errada.

É muito desconfortável, eu sei. O desperdício é mais cómodo. Externalizar o raciocínio, confiar essa missão a alguém em quem se deposita o trabalho de pensar e reservar para nós a tarefa bem mais simples e leve de acreditar...

Que desperdício!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.