10.6.22

M. - Reedição

Não me lembro de quem era a senhora e ainda menos o namorado, mas hoje reli esta história e gostei dela. Espero que o mesmo se passe com os meus generosos e tolerantes leitores. É de quinze de Setembro de dois mil e oito e eu estava em La Rochelle. 
 ......... 

M.

Hoje encontrei uma jovem e muito bonita senhora. Conheci-a há muitos anos, aqui em La Rochelle. Era a namorada de um tipo que eu detesto, sempre detestei, mais ainda desde que trabalhei com ele numa regata. Um dia tive a impressão que ela me perseguia, um pouco; não dei seguimento, para – forçoso é reconhecê-lo - meu grandes e posteriores espanto e insatisfação. Depois – isto é, agora - vim a saber que ela tinha uma “relação aberta” com o namorado. Não gosto de “relações abertas”. Gosto de regras – seja para as seguir, seja para as infringir. Mas detesto a ausência de regras. 

Já me aconteceu ter uma ou outra relação adúltera. Já tive algumas (poucas, apresso-me a esclarecer), relações livres, voluntárias, simétricas, inevitáveis, imperiosas, mesmo, algumas delas; mas “abertas”, não. As relações são, por natureza, definição e tradição coisas fechadas. Não são abertas. 

M. hoje estava mais bonita do que a última vez que a vi, mais redonda, madura, como um bom vinho que envelheceu calmamente, ao abrigo de grandes tremores de terra, excessos de calor e frios calamitosos. Pediu-me para lhe telefonar quando cá voltasse – mas não me disse para ir jantar com ela. 

Não é só o desejo que tem um prazo de validade. A abertura das relações também, provavelmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.