15.8.10

Fotografias

A primeira pergunta é "se eu não gosto de fotografia realista porque gosto destas?" Mais realista à primeira vista não há. Claro que depois uma pessoa se apercebe que as fotografias não são realistas; são frias, "objectivas", distantes. Quase apetece dizer cruéis, clínicas, como se a fotógrafa não estivesse lá; isto é, não "estivesse" lá, não fizesse parte do décor.

Por aí adiante, as palavras, as sensações e eu; às vezes tropeço na palavra "assustadoras": são quase assustadoras. Mas depois essa sensação desaparece e é substituída pela contrária: dão vontade de lá ir e aquecer um bocadinho aquelas paisagens onde não se vêem pessoas mas se vê o traço do que elas deixaram e se descobre "afinal há sentimentos, nestas fotografias". E acabamos por ver que é essa a estrada correcta: as fotografias fotografam sentimentos e por isso não são tão realistas como parecem à primeira vista; e por isso são tão boas, as fotografias, quaisquer que sejam os sentimentos que fotografam.

Como sempre apetece dizer "que se f... a primeira vista", o que interessa é a segunda, ou terceira. As fotografias são soberbas (e alguns dos textos também, mas isso é outra história).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.