28.4.12

Será a coerência um valor de direita?

Vai aí pela esquerda da net uma indignação muito indignada. Parece que Kadhafi financiou uma parte da campanha presidencial 2007 de Sarkozi. Não sei se é verdade se não, mas é, pelo menos, plausível. Sarkozi é detestável (só marginalmente menos que Hollande); Kadhafi era abominável. A mistura dos dois parece-me repugnante; a indignação é justificada eu partilho-a inteiramente.

O facto de as pessoas que agora tanto se indignam não terem tugido nem mugido quando essoutro abominável ser, Sócrates, se misturou com o ditador líbio intriga-me pouco. A filiação partidária é uma espécie de filtro que só deixa passar aquilo que se quer ver.

Mas esta nova onda de boa consciência suscita-me uma questão: será que a malta da esquerda é menos coerente que a de direita, como todos os dias me parece? Alguém quantificou os episódios de dois pesos e duas medidas num lado e noutro da linha?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.