6.4.20

Insondáveis

A analogia não é perfeita e será progressivamente melhorada, mas o que se está a passar é: o paciente parte uma perna, vai ao médico, o médico receita-lhe acupunctura, o osso solda-se sozinho e tanto paciente como médico deduzem que as agulhas são bastante eficazes no tratamento de ossos partidos.

Os mecansimos da crença são insondáveis.

Adenda 1 - Uma prima do vizinho do sr. José foi um dia à China, faz agora cinco anos e ouviu dizer que a acupunctura é uma forma de tratamento fantástica. O sr. José parte uma perna, vai ao médico e exige que ele o trate com agulhas. O médico está um bocadinho desorientado, não sabe o que há-de fazer, mas cede perante a determinação do Sr. José. O osso solda-se sozinho e ambos concluem que sim, a acupunctura é bastante eficaz no tratamento das pernas partidas.

Adenda 2 - Enquanto o tratamento dura o senhor José - espetado de agulhas pelo corpo fora, que isto dos meridianos é para todos - definha a olhos vistos, porque não pode mexer-se. Médico e paciente concluem «Não faz mal, alguém há-de pagar. Importante é que a perna se trate.» O sr. José andava numa cadeira de rodas há quarenta anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.