7.11.21

Diário de Bordos - Lisboa, 07-11-2021

A bicicleta desliza velozmente rua de S. Bento abaixo. Não vai mais depressa por causa do piso. A CML só tem dez mil funcionários e portanto não tem mão-de-obra que chegue - e menos ainda fundos - para manter em condições as ruas da cidade, limitando assim seriamente o prazer de todos os ciclistas e a segurança dos mais desatentos. O ar cheira a frio, a Sol, a Outono; há pouco passei pela Passos Manuel e vi o sol brincar às escondidas com as folhas das árvores (as que resistiram à sanha arboricida dos últimos tempos). Esta mistura de cheiros, luz e Sol é demasiado boa para ser estragada com pensamentos tristes e evacuo a CML e respectivas merdices do pensamento. No fundo da rua esperam-me o talho O Naco (bendito seja), um pastis no Arthur e depois uma bifana no Triângulo da Ribeira, estabelecimento de que eu não falaria se tivesse bom senso. Isto é, se fosse menos altruísta. A casa é minúscula e faz as melhores bifanas dos universos todos, o nosso e os paralelos - coisa que de resto é conhecida por toda a gente que trabalha nas imediações, portanto o meu altruísmo é bastante relativo.
........
Dizer que o jantar correu bem é manifestamente insuficiente para o prazer que me deu cozinhá-lo, comê-lo e partilhá-lo com um daqueles grupos de amigos que me faz pensar que quem tem amigos assim não pode ser má pessoa. De entrada abrimos com uma carne de porco marinada em gengibre e soja, panada e frita; daí seguimos para o Mediterrâneo com umas lulas em rouille; regressámos ao Oriente com um frango em leite de coco e gengibre. A sobremesa foi uma mousse de lima, obra da jovem senhora que para  minha indizível felicidade partilha os dias (e noites) comigo. Bebeu-se muito vinho, falou-se muito, rimo-nos muito - os três muitos que compõem um bom jantar.

.........
Recebi a capa do "M/V RIO CUANZA e outras histórias de vida e de mar". Têm de me amarrar uma filaça ao pé, de tão contente estou. A «apresentação» (aspas porque o termo me irrita profundamente e não lhe encontrar alternativa ainda mais) vai ser feita dia vinte e três de Novembro na Casa Independente, em Lisboa. Convido todos a marcarem já a data na agenda. Quanto à hora, por enquanto só sabemos que será por volta das sete da tarde. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.