11.8.07

Portugal - 20 Anos de Integração Europeia

O Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal editaram um livro, com o título acima, com estatísticas sobre a evolução dos mais diversos parâmetros em Portugal nestes últimos 20 anos.

O livro é instrutivo, muito. Por um lado, porque temos frequentemente tendência a esquecermo-nos de onde viemos; por outro porque nos permite avaliar qual será o nosso futuro.

Há uma coisa que salta imediatamente aos olhos: Portugal acompanhou a evolução europeia; as curvas que devem subir sobem, as que devem descer descem - mas, salvo raríssimas e notáveis excepções (como as auto-estradas ou a mortalidade infantil), a nossa posição relativa manteve-se - se estávamos atrás da Europa (ou, nalguns gráficos , de Irlanda, Espanha e Grécia) há vinte anos, hoje atrás estamos; mais ou menos afastados, com maior ou menor "convergência", o lugar relativo é - quase sempre - o mesmo. Isto é, o dinheiro que recebemos serviu para ficarmos onde estávamos, o que já não é mau - se o não tivéssemos recebido estaríamos pior.

O futuro não deverá ser muito diferente: com um povo pouco exigente, que emprenha pelos ouvidos e tem, historicamente, uma maneira simples de resolver a sua situação, emigrando; com elites e uma classe política que vivem num paraíso (e desprezam o povo, mas isso é outra história), não há razão nenhuma para que o nosso lugar relativo mude - mesmo que continuemos, e espero bem que sim, a acompanhar os de "lá fora".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.