5.1.11

S/Y "NO NAME"

O "NO NAME" é um trimaran desenhado por Roger Hatfield, um grande especialista dos multicascos. Quando foi construído o "NO NAME" era o 8º de uma série de sister ships. É um plano de 1985, e fartou-se de ganhar regatas.

Hoje é uma beleza nostálgica cujas soluções deixam por vezes perplexo, e outras - por exemplo, a retrete, um simples buraco sobre o mar, como no tempo das Descobertas e antes disso ainda e depois também - maravilham, pela irrecusável beleza da simplicidade .

Foi o último, e é o único da fratria que ainda navega. Os multicascos daquela altura tinha o hábito triste de se voltar (não eram só os trimarans; os catamarans também. O NO NAME também se virou, mas foi durante um ciclone, num porto, e foi recuperado). O barco é uma beleza, parece uma manta que pôs um dedo na água para lhe avaliar a temperatura e a achou demasiado quente.

O armador planeia fazer-lhe alguns trabalhos: aumentar o volume dos flutuadores para lhes aumentar a flutuabilidade; refazer o interior todo; substituir o patilhão por uma quilha fixa - um programa simples.

Há barcos que pura e simplesmente nunca serão feios. São incapazes de fealdade. O NEW NAME é mais do que isso: é incapaz de envelhecer. Será sempre, mesmo depois dos trabalhos, aquela forma elegante das coisas simples; ou a forma simples das coisas belas; ou a elegância simples da beleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.