25.7.19

Diário de Bordos - Puerto de Andratx, Mallorca, Baleares, Espanha, 25-07-2019

Cada dia de charter vale por dez dos outros. Vamos com três das e meio, amarrados à bóia num sítio lindo (ilha de Formentor, para quem possa interessar). O gerador trabalha sem parar, vinte e quatro horas por dia: o senhor não pode viver sem ar condicionado; a família dorme, com excepção do pater familia; não há ponta de vento; o calor ainda não chegou mas já anuncia a sua benfazeja presença. O sítio é lindo, não está muito cheio, a posidónia vê-se claramente. Consigo abstrair-me do gerador, intermitentemente, aos intervalos. Das três famílias calhou-me a pior. As miúdas são de uma má-educação que dói. Em Lima têm um exército de empregados e não têm um pai que como o meu lhes diga "os criados são pagos por mim e trabalham para mim, não para vocês". O homem é calado, reservado, desconfiado. A mais simpática é a mãe, uma espécie de caricatura de mulher de rico: loira, um corpo que não deixa transparecer nem um dos cinco filhos que gerou. Quatro raparigas e um rapaz, o mais novo. Quatro anos, birrento, salta do iPad para o telefone e deste para o iPad.

"Metade de uma viagem de cem li não são cinquenta li. São noventa." O charter acaba amanhã: estou a meio.

.........
Histórias do yachting. A rapariga era stew. Um dia foi substituir a cozinheira que se avariara de uma perna. Um mês depois a cozinheira voltou, mas a rapariga não quis voltar a ser stew... O barco procura desesperadamente uma substituta.

........
Escala em Puerto de Andratx. Sou recebido com grandes manifestações de alegria, risos, bocas ao señor Oliver (este não vence inicial).

É bom.

........
Tinha previsto ir a Lisboa. Não vou. Esbracejo bravamente para afastar o pedregulho que me caiu em cima.

........
Penso nas placas tectônicas, que se afastam umas das outras como nós nos afastamos das pessoas. E se aproximam, como nós de outras pessoas: inexoravelmente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.