6.9.19

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 06-09-2019

O "frio" chegou. Vai entre aspas porque não é frio, é só ausência de calor. Em dias assim ocorre-me compreender a malta que reclama contra o calor, mas é um sentimento fugaz. Claro que esta temperatura é agradável, ninguém discute isso, mas que vem aí? O inverno, meus caros. O inverno.

Ontem tive o meu primeiro ataque sério de alergia. Dois anti-histamínicos, seis ou sete pacotes de lenços, uma quantidade infinita de espirros. Nos anos em que não tive invernos isto não acontecia. Cada vez me parece mais que a minha estadia no outro lado da poça vai ser mais longa do que o (agora quase abortado) cruzeiro. Atravessar no P., navegar no P. nas Antilhas, seguir no P. para as Marquesas, ou para a Patagónia. O mar é o mais eficaz dos anti-alérgicos, a única forma aceitável de frio e... como dizer? A única forma aceitável de tudo, provavelmente.

.........
Por falar em P.: o antiderrapante está quase terminado. É óptimo, pelo menos em seco. A ver como se comporta no mar.

........
Entre meados deste mês e a primeira semana de Outubro vou passar a vida em aviões. Penso nos dias em que quase vivia no aeroporto de Lisboa e fico feliz por agora ser a excepção e não mais a norma. Ao mesmo tempo, luto ferverosamente para que a estúpida da miúda faça baixar os preços das viagens. Parece que na Suécia as pessoas já começaram a viajar menos de avião.

O homem não sabe viver sem religião, seja ela qual for. É uma pena.

........
Enquanto isso, Palma começa finalmente a abrir-se-me. Ou eu a ela, vá lá saber-se. Dia 17 vou falar numa rádio local sobre as minhas experiências no Burundi e no Zaire, dia 10 de Outubro faço o meu primeiro "Evento literário", em torno do Zen e da Arte de Manutenção de Motocicletas. O livro seguinte será Mistérios, de Knut Hamsun, se estiver traduzido em espanhol. Faço isto tudo sabendo que pouco depois partirei.

Desapego deve ser mais ou menos assim, não é?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.