10.6.20

O Deus do Mediterrâneo

Descobri recentemente um queijo azul chamado Basajo, feito no Veneto. É um queijo de ovelha madurado três semanas em Passito di Pantelleria, um vinho doce dali de ao lado da Sicília e que em cima leva passas. O que eu comprei tinha as passas embebidas em grappa. O homem que mo vendeu explicou-me que era uma inovação, que o seu fornecedor tinha várias experiências mas esta é a que ele aprecia mais.

A vida de um tipo que gosta de queijo é uma vida dura, sujeita às mais terríveis provações. Como esta, por exemplo: conviver com o facto de que só aos sessenta e dois anos descobri mais uma prova não só da existência de Deus mas também de que o senhor vive no Mediterrâneo e tem muitos saberes: faz vinho, faz queijo, faz os tagliatelle alla Carbonara que comi ao almoço, faz brevas, faz as mulheres de Palma (mas não só de Palma, a verdade objectiva deve ser dita).

Não sei se algum dos meus generosos e tolerantes leitores gosta de queijo; e se gosta de queijo azul; caso as respostas sejam sim: basta procurar quem o importe para o nosso país. Aqui em Palma é a queijaria Saglá, com estabelecimentos (ia dizer capelas) nos mercados de l'Olivar e de Santa Catalina. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.