17.7.22

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 17-07-2022

São duas e meia da tarde e a respectiva térmica está a entrar. Esta combinação de calor, vento e serotonina pós-prandial, mai-lo um ou dois copos de vinho branco e a perna esquerda da loira da mesa ao lado enchem-me de paz e amor. O dia não começou muito bem - fui a Soller para fazer uma fotografia e comer um croissant: o chapéu que ia recuperar ainda está em Sa Calobra - mas a sesta que se seguiu ao regresso a Palma e antecedeu o almoço na Cantina salvou-o.

Pelo menos até ver. O aluguer de uma bicicleta até amanhã também não correu muito bem, mas enfim. É nela que vou afrontar os trinta e quatro graus para ir ao Corte Inglês ver se têm a marca de óculos que quero. Se não tiverem, lá terei de a comprar na internet, loja execrável, abominável e desprezível. 

"Onde é que compraste isso?"
"Comprei em linha". (Ninguém diz "em linha". Dizem "online", que é ainda mais feio e precisa de itálico.)
"Em linha? Como os anzóis?"
........ 
A alemoa da mesa ao lado e perna ao léu está visivelmente à caça. É vulgar e fisgou agora um segurança bimbo, o mais bimbo de todos os da marina. Fala espanhol e tem o cabelo pintado: será mesmo alemoa?

Não sei. Uma das vantagens do vinho - agora - é que me torna mais selectivo. Sublinho agora, claro, que o "toiro enraivecido" (aspas porque cito) morre lentamente na arena. Digo morre, não digo agoniza. Vai-se em paz, lenta e dignamente.

.........

A espanhã ou alemola levantou-se para fumar. Espero a conta para montar a bicicleta - a cada um o seu destino - e ir para a porcaria do Corte Inglês. O almoço custou-me doze euros mais do que devia porque o criado se enganou no pedido e não reclamei.

Tudo isto se dissolve nesta tépida sopa (tépida está para aí uns dez graus centígrados ao lado do adequado). Paciência. As flores das árvores na rua, o vento, os barcos à minha frente compensam isto tudo.

........

Até agora, atingi pelo menos um dos objectivos do dia: não pensar. Aposto que vai continuar assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.