25.7.22

O «progresso» visto de dentro

Quando me falam em progresso e na evolução do homem manifesto algum cepticismo, explicando que se tivèssenos mudado tanto quanto os «progressistas» pretendem não perceberíamos nada das tragédias gregas ou dos textos do filósofos romanos.

Hoje fiquei a saber que posso basear o meu cepticismo numa teoria que pensava morta e enterrada, o geocentrismo. Aparentemente, para «provar» que a Terra é plena é preciso - ou pelo menos útil - recorrer à ideia de que ela é o centro do Universo (não perguntem, não tenho muito tempo para palermices). Como muito bem notou um dos comentários, até os geocentristas medievais sabiam que a Terra é redonda.

O que me inquieta neste «progresso» é que não tarda estamos a queimar bruxas outra vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.