13.3.04

Jantar improvisado - Frango "orientalizante"

Ou fusionante, talvez seja mais correcto: começa-se por saltear chouriço, bacon, cebola, pimentos e uma cenoura. Retiram-se da frigideira e nessa gordura salteia-se o frango cortado aos pedaços - frango esse que terá, é importante, marinado uma ou duas horas em sumo de lima e sal.

Uma vez tudo bem dourado, põe-se a cozer numa panela, com caldo de legumes e um pouco da marinada do frango.

Especiarias:
Gengibre, curcuma (açafrão-das-índias), piri-piri, noz moscada (essa droga dos antigos marinheiros, que parece dá uma ressaca terrível), cravinho, coentros moídos, funcho, orégãos e pimenta preta, muita.

Não menciono o nabo que incluí, porque me parece dispensável.

Vinho: um DJ 2001, vinho da Estremadura, Touriga Nacional e Touriga Franca. Um vinho que suscita uma pergunta interessante: queremos beber um bom vinho, ou um bom vinho "português"? No primeiro caso, aconselho-o: é um vinho bom, equilibrado, com um nariz rico e um ataque suave. O final de boca é um pouco fugidio demais para o meu gosto, mas sem chegar a ser inexistente. No segundo não: é um vinho feito para a exportação, de taninos fracos, sem o corpo e a adstringência que caracterizam os nossos tintos. Acompanhou bem o jantar condimentado, mas não se deu muito por ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.