23.7.20

Dispersas do dia. Lisboa, 22-07-2020

A biografia de um homem - ou pelo menos a sua parte afectiva - devia ser feita não a partir dos amores que viveu, mas dos seus amores falhados. Ses amours ratées, pour ainsi dire. Une longue liste d'amours manquées é sinal seguro de uma vida preenchida. Isto é, pré-enchida, de uma vida que se viveu a priori, ab ante. Os amores falhados são os únicos que só têm futuro. Os outros não saem do presente ou do passado.

.........
Quando preciso de verduras bebo um mojito ou dois (sem açúcar, claro) e assim fico com o tanque da clorofila cheio. Para a vitamina C escolho rum simples: a lima é uma poderosa e inigualável fonte da coisa.

Sugiro fortemente os mojitos do Procópio. Têm a melhor proporção de verde e rum que se pode encontrar a leste da cidade do Panamá. Não igualam - infeliz mas compreensivelmente - os do Red Frog do Casco Viejo de Panamá quando o colombiano lá trabalhava. Nenhum iguala, em parte alguma do mundo, mas os do Procópio andam lá perto.

........
Devia ser proibido ouvir falar francês quando não se pode intervir na conversa.

........
Buñuel escreveu um tratado sobre bares que é - para mim - seminal. Cada vez que venho ao Procópio penso que foi aqui que ele o escreveu.

........
Entro no táxi, na rádio passa Life is life, um hit dos anos oitenta, creio. A cançoneta leva-me a falar com o chauffeur. Moldavo, engenheiro civil, em Portugal desde o ano dois mil, nove anos em Reguengos de Monsaraz, a filha fez o ISEG e casou-se com um colega economista. Taxista em Lisboa. O melhor que apanhei nos últimos duzentos anos. A mulher morreu de cancro e ele «não [pode] sair daqui sem ela.»

«A minha vida é aqui», conclui quando chegamos ao destino. Life is life. A vida é uma contorcionista cega, boa e sexy como um amor que chegou ao fim antes de acabar. Escrever é uma das maneiras de lhe fazer amor: ela não pode dizer que não.

..........
Dia mais estúpido dos próximos vinte anos, espero: começa horrivelmente, continua sofrível e acaba com um jantar adorável. Quem falou em contorcionistas cegas?

........
Em cada sábio vive um pedagogo. Infelizmente, o inverso não é verdade.

.........
Pedir à maioria das pessoas que pense racional, ordenada, logicamente é como pedir a um católico que apresente provas da virgindade da Senhora ou da ressurreição do homem. A fé e a razão são campos de jogo diferentes, jogos diferentes, outros árbitros.  Tão miscíveis como aço inox e hidrogénio.

.........
Os elementos físicos de um bom bar são:
- Qualidade dos cocktails;
- Decoração;
- Luz;
- Música;
- Competência e simpatia do pessoal.

O que faz um bom bar: a dignidade. A nobreza. O resto é conversa de esvaziar copos.

.........
Os dias estúpidos são feitos de uma sequência de erros que cometemos. Os bons, de uma de coisas boas que nos aconteceram, nos foram oferecidas.

Um teólogo que interprete isto. Eu não sei.

.........
Escrever é uma espécie de metalurgia: há que dar forma ao metal, torná-lo comestível.

1 comentário:

  1. Gostei da definição "copo meio cheio" de biografia de um homem :-)

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.