4.7.24

Hildegarde e a teologia

A música de Hildegarde von Bingen mantém-me acordado. O mezcal do 7 Machos está digerido. Vou buscar um rum - Santa Teresa, o nome é adequado - e tento afastar o P. do pensamento. Até agora tenho conseguido. Ouve-se esta música e percebe-se facilmente que há muito mais para além daquilo que se vê e se vive.

Escrevo isto e pergunto-me como concilio o meu fundamental ateísmo com o sentimento que esta majestade - equivalente à da catedral que visitei recentemente e me esmagou, literalmente - provoca. A resposta é fácil, parece-me: pode não se acreditar na existência de Deus e acreditar-se na grandiosidade dos espíritos que O inventaram. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.