9.2.23

Diário de Bordos - Lisboa, 09-02-2023

Mudo de Genebra para Lisboa e sinto-me como se tivesse mudado de divisão em casa. Da cozinha para a sala de jantar ou desta para o quarto. 

A divisão Lisboa é maior, mais populosa e mais barulhenta do que a divisão Genebra e tem outra luz, mais sólida. Não é leite diluído como a genebrina. Está mais perto do mel de Leonard Cohen, quando fala dos cabelos da sua amante.

Talvez seja esta a principal diferença: o meu amor por Genebra é racional. Pode explicar-se facilmente com razões tangíveis. Aquilo que sinto por Lisboa é o contrário, é da ordem do irracional.

Palma estará no meio? Será uma mistura dos dois? Não sei. O tempo o dirá. Só conheço - e me apaixonei por - Palma há dez anos. Demasiado novo. Não se deve acreditar muito em amores recentes. Há que deixá-los sedimentar para lhes aferir a solidez e a justeza.

........

A verdade é que Palma está cada vez mais presente e cada vez mais longe, como aquelas miragens no deserto ou uma montanha muito alta quando dela nos aproximamos vindos do mar. O asco está a atingir niveis inimagináveis, sobretudo porque eu pensava que isto tinha acabado. Não só não acabou como não está perto de acabar. Não é de hoje para amanhã que este povo se vai revoltar contra quem o "administra", com aspas porque se isto é administração pública eu sou a mulher do Papa.

........

Já aqui o disse uma vez, mas posso repetir-me, este blogue já tem idade para isso. Não sou pessoa de muitos amigos mas sou-o de amizades. Poucas mas boas. 

Lamentavelmente o mesmo não se passa com os amores. Também são poucos, note-se.

........

O processo cujo fim meia dúzia de pessoas esperam faz-me lembrar um concurso de salto a cavalo no qual o cavaleiro derruba cada um dos obstáculos.  Em vez de continuar e tentar recuperar desmonta do cavalo e compõe o obstáculo. Uma espécie de comédia so que em câmara demasiado lenta, o que lhe tira qualquer restea de comicidade que pudesse ter. Uma comédia ao ritmo de uma tragédia. Uma tragédia,  tout court.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.