15.8.24

Por fim, DANA

Ainda meia dúzia de palavras a respeito do temporal nas Baleares. Espero que sejam as últimas:


Quando eu era miúdo a minha Mãe introduzia na oração da noite uma especificamente dedicada aos marinheiros. Isto mesmo quando o meu Pai já estava em terra - começou quando Ele ainda andava no mar - e reforçado por uma chamada de atenção quando estava mau tempo - fosse localmente fosse lá fora, quando Ela sabia.


Não me lembro dos termos da oração, claro. Já lá vai mais de uma época ou duas. Mas isto marcou-me. 


Não que eu morra de amores pelas pessoas que andam em barcos. Ainda o ano passado um cliente acusou-me de desprezar os amadores e a verdade é que não sendo verdade não é totalmente mentira. Não os desprezo, é tudo.


Mas - e aqui reside o cerne da minha fúria - nós, marinheiros, sabemos uma coisa que essas pessoas não sabem: somos o elo mais fraco da cadeia. Não temos o direito de criticar os outros, igualmente frágeis.


Talvez até mais do que nós, marinheiros.


PS: DANA é o acrónimo de Depresión Aislada de Nivel Alto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.